domingo, 6 de abril de 2014

Feminismo: a favor ou contra

Quando eu estava fazendo minha unha há quase um mês atrás, eu estava ouvindo a conversa de uma manicure que contava a sua cliente porque era comemorado o dia da mulher e me perguntei por que tal fato é visto como irrelevante.
*No dia 25 de março de 1911, um incêndio na fábrica Triangle Shirtwaist, em Nova York, mataria 146 trabalhadores – a maioria costureira. O número elevado de morte foi atribuído a falta de segurança do edifício.  

A origem do dia da mulher não poderia ter vindo de um fato que ocorreu depois da sua data de comemoração.  Achei muito interessante a jovem saber sobre essa história, entretanto não foi esse o motivo, então fui pesquisar sobre as origem e resolvi formatar a minha opinião sobre o feminismo e as expor*.

*O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.

Na bíblia vemos um fato muito interessante que faz a mulher ser submersa ao homem que é o fato de Eva ter origem da costela de Adão e ela ter sido a pecadora e incentivado Adão a pecar, isso não seria o machismo implantado pela igreja? A mulher sempre foi incentivada a brincar com a boneca, a ficar na cozinha, a ser uma dona de casa e hoje em dia a vemos buscar o seu direito, porém será que a mulher não tem nenhuma culpa nisso?
Vejamos alguns fatos, quem é que chora quando o homem se vai, quem que procura a vingança? Nós ainda não somos fortes o bastante para viver sem se importar com eles, da mesma forma que eles fazem conosco e pode ser isso que faça desse mundo tão machista. Observo muitas feministas lutando por vingança, mas não é esse o objetivo das verdadeiras feminista e infelizmente o movimento feminista está sendo estragado, por nós próprias. Não somos unidas, preferimos sempre a guerra com a amante do que com o marido, com a ex do que com o namorado. Estou me incluindo porque também costumava fazer isso, mas estou decidida a mudar e decidida a estabelecer quem eu sou neste mundo.
Então com o meu breve texto, quero dizer que eu mudei, minha cabeça está diferente e decido que nunca um homem poderá me abalar e muito menos uma mulher, não sou feminista para lutar contra homem, sou para lutar pelos meus direitos como ser humano e digo que posso ser quem eu quiser ser, da mesma forma que um homem.

No final, percebo que devemos lutar pelo que acreditamos e eu quero lutar pelo direito da fala, pela expressão com a arte. Vou um dia fazer da minha arte, minha vida. Sou a favor do feminismo, do verdadeiro valor da mulher. Sou a favor da igualdade entre os seres humanos, não só pelo sexo, mas também pela cor, tamanho, beleza, origem, sou a favor do amor.

PS: Definição da palavra feminismo: Ideologia que defende a igualdade, em todos os aspectos (social, político, econômico), entre homens e mulheres.


0 comentários:

Novidades

Agradecendo ao passado

Em 2016, eu aprendi que nada dura pra sempre se a gente não se esforça para nutrir aquilo todos os dias. Regar a planta diariamente para qu...

No Momento

No Momento
Tentando voltar ao mundo literário

Faça Parte!