domingo, 6 de abril de 2014

Implantação

Na escola, principalmente aqui no Brasil, aprendemos sobre a independência dos EUA, as revoluções ocorridas na Europa, as crises na economia América, as guerras europeias onde o EUA pode ter participado ou não. Vivemos para estudar sobre países que comandam o mundo, mas sabemos tão pouco sobre o nosso país de origem. Estou no segundo ano do ensino médio e consigo me lembrar de no Ensino Fundamental I (1º ao 4º ano), ter aprendido diversas histórias sobre o meu país, tal como a ditadura, a corrida do ouro, os índios, o café, mas isso me parece tão distante, não por ser algo que ocorrem a mais de trinta anos atrás, mas por ser algo que foi esquecido.
Quando terminamos a escola fazemos uma prova denominada Enem, onde devemos aprender sobre diversos assuntos, mas onde se encontra a história do nosso próprio país? Estamos em um lugar onde é mais valorizada a independência de um país rico e desenvolvido do que a nossa própria, onde o dia do nosso descobrimento nem é lembrado.  Se formos observar no ensino médio estudando apenas a nossa independência e os reinados que tivemos, porque isso interfere na nossa própria economia atual, já que culpamos os nossos antepassados por sermos subdesenvolvidos, mas esquecemos de que a culpa é toda de uma nação que se deixar influenciar a tal ponto que temos um feriado para um santo e não para a descoberta do próprio país.
O mais ridículo são os tantos feriados que temos e que poucos sabem realmente o seu motivo. Pergunto-me já que essas datas são tão importantes, porque não caem no Enem e nem são estudadas? O motivo principal de eu estar falando isso tudo é pelo feriado do dia da mulher que me incentivou a pesquisar sobre o feminismo e me deixou revoltada com a escola, não sabemos nada sobre os movimentos sociais. Somos incentivados a pensar como políticos só veem os fatos que dão dinheiros, como George Orwell disse: “A história é contada pelos vencedores”. Então nunca vamos saber o lado de quem perdeu.
Resolvi então, a partir dos meus princípios citados, escrever sobre os assuntos importantes que perdemos durantes os anos ou que nunca foram pensados e expor minha opinião aqui. 
PS: Já no meu próximo post de hoje eu falarei sobre o tema deste mês.

0 comentários:

Novidades

Agradecendo ao passado

Em 2016, eu aprendi que nada dura pra sempre se a gente não se esforça para nutrir aquilo todos os dias. Regar a planta diariamente para qu...

No Momento

No Momento
Tentando voltar ao mundo literário

Faça Parte!